Lagoa do ItAENGA

a vitrine de mudança social da Zoom Social

Projetos em execução pela Conexão Social, ASSIM, Cedili, Geração Futuro e Centro Cultural Raio de Luz em município da Zona da Mata Norte de Pernambuco fazem a diferença em região marcada pela monocultura da cana-de-açúcar

No último dia 19 de dezembro, foi inaugurado o Centro Tecnológico de Inclusão Social e Digital da Somos Conexão Social. A obra é fruto de investimentos privados realizados através de destinação de recursos do Imposto de Renda através das Lei de Incentivo da Pessoa Idosa e das Crianças e Adolescentes. A festa teve a participação do fundador da Zoom Social, Gilmar Dias, e de integrantes da nossa equipe, que comemoram a consolidação da vitrine de projetos sociais da nossa agência de captação, em Lagoa do Itaenga.
Os projetos Conecta Vidas e Passaporte Digital, da Somos Conexão Social, serão beneficiados pela criação do centro tecnológico e da piscina de hidroginástica. Mais que isso, a estrutura e o projeto pedagógico desenvolvido com consultoria da Cesar School possibilitam para jovens da Zona da Mata de Pernambuco uma visão crítica da tecnologia e ao mesmo tempo uma aproximação com um dos maiores parques tecnológicos do Brasil, o Porto Digital do Recife.

 
“Tudo que estamos fazendo aqui está modificando a vida das pessoas”, comemorou Gilmar Dias. Natural de Lagoa do Itaenga, ele se referia também a outros projetos que estão em execução ou tiveram captação recente e serão executados por diferentes organizações sociais da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Todos são viabilizados pelos Fundos Municipais da Pessoa Idosa e das Crianças e Adolescentes, com articulação da Prefeitura de Lagoa do Itaenga. Doutor em Agroecologia pela UFRPE, Gilmar Dias estudou na sua tese o planejamento estratégico da Associação dos Produtores Agroecológicos e Moradores do Imbé, Marrecos e Sítios Vizinhos (ASSIM). Além da ASSIM e da Somos Conexão Social, Lagoa do Itaenga também passou a ter através da Zoom Social projetos tocados por duas organizações sociais que têm como foco a Cultura, a Geração Futuro e o Centro Cultural Raio de Luz. Já o Cedili realiza um trabalho de formação com jovens e pessoas idosas e executa projeto de melhorias em comunidade carente da cidade.

Em 2023, as cinco organizações sociais tiveram captação para continuarem ou iniciarem novos projetos, demonstrando que não só a população tem se beneficiado, mas também as empresas financiadoras têm percebido os impactos positivos das iniciativas da vitrine de projetos da Zoom Social. “A nossa economia é pautada na cana de açúcar e por muitos séculos as nossas (antigas) gerações de pais, avôs, bisavôs, estavam marcados para trabalhar no corte da cana, não que isso não seja digno, pelo contrário. Isso trouxe muita dignidade para nossos avós e nossos pais, meu pai mesmo trabalhou aqui no corte da cana de açúcar”, lembrou Gilmar Dias, apontando que novos caminhos são opções que se abrem para as novas gerações, mas que também os mais velhos têm tido atenção dos projetos elaborados e com captação da Zoom Social.

Coordenadora de Relacionamento Estratégico e também nascida em Lagoa do Itaenga, Viviane Maia, resumiu o orgulho de quem faz a Zoom Social durante a inauguração do Centro Tecnológico da Somos Conexão Social: “Eu fiquei emocionada, me trouxe recordações de velhos tempos, de quando éramos cheios de esperanças, sonhos e carência de oportunidades. Um espaço como o centro tecnológico pode abrir portas para sonhos e projetos de vida que nunca mais irão se submeter a mediocridade dos que tentam reduzir as pessoas às limitacões das circunstancias que as cercam. A primeira vez que toquei num computador, foi através de um projeto social. Ficava acanhada na hora do almoço, não tinha habilidade para comer de garfo e faca, acostumada a comer apenas de colher. Peguei no microfone pela primeira vez, falei em público (falamos). Viajamos, desbravamos, outros lugares dentro e fora de nós, reescrevemos historias, a nossa, a da nossa familia. É muito facil achar bonito e valorizar o que a sociedade já determinou como beleza e digno de valor. Olhar para rostos castigados pelo sol, mãos carentes de livros, de apoio, histórias remendadas em face das rachaduras de vidas familiares e comunitárias dificeis, violentas, áridas, requer peito, pra sentir: amor, responsabilidade, compromisso. Uma inclinação para justiça, para acreditar, para construir caminho para que as pessoas, nascidas para crescer e ser, possam sonhar e passar com seu sonhos!”.