O lançamento aconteceu durante a abertura do TechFest, maior feira de tecnologia e inovação da Zona da Mata Norte de Pernambuco.
5ª Mostra de arte-educação Ouve a Voz da Arte celebrou 20 anos da Geração Futuro

Crianças, adolescentes e pessoas idosas de projetos sociais apresentaram espetáculos sobre meio ambiente, direito à terra, dignidade e respeito
Os municípios de Pombos e Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata de Pernambuco, receberam a 5ª edição da Mostra de Arte-Educação “Ouve a Voz da Arte” entre os dias 7 e 10 de outubro. Iniciativa da organização social Geração Futuro, o evento trouxe quatro espetáculos teatrais construídos a partir da tecnologia de gestão social GERA FUTUROS, compartilhando as histórias de vida de crianças, adolescentes e pessoas idosas residentes nos dois municípios. A edição deste ano foi ainda mais especial: marcou a celebração de 20 anos da organização.
Os espetáculos são resultado dos grupos teatrais promovidos pelos projetos incentivados “Cidade Sustentável: arte-educação e meio ambiente”, “Verdeporto: pessoas idosas e meio ambiente” e “Tou Ligado: saúde, educação e prevenção a violência”, desenvolvidos pela Geração Futuro com captação da Zoom Social.
“É para dar voz a comunidades dos municípios da Zona da Mata. É um movimento artístico e político desenvolvido pela Geração Futuro que tem o objetivo de transformar por meio da arte-educação e sensibilizando a plateia para questões sociais, ambientais e urgentes. São 50 atores no palco, com idades entre nove e 76 anos, mostrando que arte é uma ferramenta que todos podem acessar independentemente da idade. A arte é livre e o teatro de mobilização da Geração é um instrumento muito potente, forte e sensível, que convida o público a mudar a realidade, porque só unindo forças é que somos capazes de fazer transformação social”, pontuou a diretora geral da organização, Adriana Freitas.
O evento começou na terça-feira (07) com a apresentação do grupo de teatro Tubira-bá, que emocionou com o espetáculo “Terra à Vista”, sobre direito à moradia e ao trabalho digno. Também fruto do projeto Cidade Sustentável na cidade de Pombos, o grupo Brincantes do Futuro refletiram sobre o meio ambiente e infância com “Avoante”. Em Lagoa de Itaenga, o grupo DonArte de pessoas idosas trouxe a potente peça “Vozes que Brotam” para tratar do direito à água e à terra. E para finalizar, os adolescentes do grupo Tô Ligades fecharam a mostra com muita emoção no espetáculo “Toda vez que dou um passo o mundo sai do lugar”, trazendo temas de gênero, racismo e violência doméstica.
Sobre a Geração Futuro:
A Geração Futuro é uma organização da sociedade civil que tem como missão transformar vidas por meio da arte-educação, de projetos e de iniciativas que contribuam para o desenvolvimento local/territorial sustentável.
Fundada em 2005, na cidade de Pombos, interior de Pernambuco, a Geração Futuro tem na zona da mata pernambucana o grande palco de atuação, que em alguns momentos se expande para a região metropolitana de Recife e o Agreste, e onde crianças, adolescentes, jovens e pessoas idosas, são convidadas pela Tecnologia de Gestão Social GERA FUTUROS a serem atores e autores das suas histórias, e a se tornarem agentes transformadores dos seus territórios.
Ao longo dos seus 20 anos, a Geração Futuro já impactou diretamente cerca de 5 mil pessoas e indiretamente cerca de 20 mil, através de projetos que oportunizam a formação por meio de processos não-formais, a fim de contribuir com o projeto de vida das pessoas, influenciar nas políticas públicas, proporcionar oportunidades e desenvolver o sentimento de pertencimento ao território.
Outras postagens
Crianças, adolescentes e pessoas idosas de projetos sociais apresentaram espetáculos sobre meio ambiente, direito à terra, dignidade e respeito
Iniciativa atua nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste para descentralizar os recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte
Relatório de Sustentabilidade do GCB faz balanço dos impactos do Programa de Desenvolvimento Territorial na Várzea e em Goiana em 2024