OPORTUNIDADE: Rede CT reabre inscrições para capacitação de OSCs com projetos esportivos

Iniciativa atua nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste para descentralizar os recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte

A Rede Capacitação e Transformação (CT) reabriu, agora para uma segunda turma, as inscrições para o projeto de capacitação de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que tenham iniciativas ligadas a projetos esportivos.  Com o objetivo de promover a democratização do acesso a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, a instituição volta a receber inscrições até o dia 15 de abril, em seu site (capacitacaoetransformacao.org/selecao-ct).

De acordo com a gerente de projeto da Rede CT, Gigi Favacho, em 2025, a decisão de reabrir o edital foi motivada pelo desejo de aumentar o número de instituições contempladas pela iniciativa. “Ampliar as formações do CT significa para a gente contribuir com a mudança de perspectivas de vida de pessoas em sua maioria em vulnerabilidade social; democratizar e descentralizar o acesso às leis de incentivo e com isso contribuir também com o desenvolvimento de territórios ainda à margem das políticas públicas de desenvolvimento social”, afirma.

Na primeira abertura de inscrições, a Rede CT recebeu submissões de todos os 19 estados contemplados pela proposta, além do Distrito Federal. Com 182 instituições inscritas, o Nordeste foi a região do país com o maior percentual de participantes (44,8%), seguido pelo Norte (29,3%) e Centro-Oeste (25,9%).

Dentre as instituições inscritas, 70% nunca atuaram com nenhum tipo de Lei de incentivo e outras 52% não possuem recursos suficientes para arcar com seus custos fixos. Apesar disso, 39% delas já receberam algum prêmio ou menção honrosa por suas atividades. Juntas, as OSCs que se submeteram ao processo atendem 1.123.480 pessoas em suas comunidades e contam com 9.099 profissionais atuando diretamente em suas ações, sejam contratados ou voluntários.

Critérios de participação

Podem concorrer ao edital organizações da sociedade civil com projetos esportivos que tenham sede nas regiões Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). São oferecidas duas vagas por organização e ao menos um dos participantes da OSC deve estar formalmente matriculado em uma instituição de ensino autorizada pelo poder público. O curso é gratuito e remoto, mas as vagas são limitadas e selecionadas por edital, que está disponível no site capacitacaoetransformacao.org.

Outras postagens