Primeiro ano do Programa Cirandar revela potencial do investimento social privado

Relatório de Sustentabilidade do GCB faz balanço dos impactos do Programa de Desenvolvimento Territorial na Várzea e em Goiana em 2024

Em junho de 2024, o Grupo Cornélio Brennand e a Zoom Social se uniram para lançar um programa de desenvolvimento territorial que se tornasse referência do potencial do Investimento Social Privado (ISP) no estado de Pernambuco. O programa Cirandar nasceu com o objetivo de fortalecer projetos de organizações sociais nos territórios de atuação das empresas do GCB, na Várzea e em Goiana, para reduzir desigualdades, apoiar comunidades sustentáveis e promover impacto socioambiental.

A movimentação foi grande: dois seminários de lançamento, 36 organizações sociais mobilizadas e 76 líderes engajados nesses territórios. Com a expertise técnica da Zoom Social, o programa ofereceu assessoria especializada em captação via leis de incentivo, curadoria e estruturação dos projetos, tornando-os mais atrativos para financiadores. Também fomentou a conexão estratégica com empresas e estabeleceu diretrizes para garantir a transparência e integridade da gestão de recursos, bem como um acompanhamento contínuo de indicadores de impacto.

“Elaboramos projetos socioambientais amparados pelas leis de Incentivo à Pessoa Idosa, Criança e Adolescente, Esporte, Cultura, apoio à pacientes oncológicos e Pessoas com Deficiência, que uma vez aprovados pelos conselhos setoriais e Ministérios Federais, receberam recursos destinados pelas empresas do GCB”, explica a Coordenadora em Elaboração de Projetos da Zoom Social, Adriana França. “Os projetos versam sobre proteção ambiental, envelhecimento ativo, autonomia das pessoas idosas, protagonismo de crianças e adolescentes, letramento digital, patrimônio cultural, promoção da saúde e geração de renda, entre outros temas.”

Lançado recentemente, o Relatório de Sustentabilidade 2024 do GCB apontou os resultados tanto da criação do programa quanto do trabalho de curadoria do ISP realizado pela Zoom Social. Foram 10 novos projetos criados (6 na Várzea e 4 em Goiana), e um total de R$ 1,6 milhão aportado pelo GCB, sendo 232 mil para quatro projetos do Cirandar que se tornaram aptos a receber recursos já em 2024. Esses valores vieram de empresas do grupo como a Atiaia Renováveis e Vivix Vidros Planos, que destinaram parte dos seus Impostos de Renda por meio das diversas leis de incentivo.

Segundo Paulina Cysneiros, Gerente de ESG no Grupo Cornélio Brennand: “O Programa Cirandar reforça o compromisso do Grupo Cornélio Brennand e suas empresas com o desenvolvimento territorial e a redução das desigualdades sociais. A parceria com a Zoom Social foi fundamental para estruturar um programa consistente, que fortalece organizações locais, estimula o engajamento de lideranças e amplia o acesso a recursos. Os resultados já alcançados mostram o potencial transformador dessa iniciativa.”

Com projetos que seguem aptos a captar, o programa Cirandar pretende ser uma referência em investimento social privado que estimule o surgimento de outros programas de desenvolvimento territorial, feitos com aporte estratégico, gestão responsável de recursos, impactos metrificados e, principalmente, atenção aos arredores dos muros das empresas.

Outras postagens